12 de jan. de 2013

A relação de liderança

 Você sabia que a liderança pode estar em qualquer relacionamento, em qualquer contexto, em qualquer ambiente? Isto porque liderar é influenciar, é apoiar e desenvolver pessoas, para chegar a um resultado desejado.

Pensando nisso, podemos dizer que, mesmo sem uma equipe, você pode ser um líder. Líder em sua família, em sua igreja, no seu grupo de amigos e líder para si mesmo. A questão é: se liderar é influenciar e desenvolver, que tipo de influência e desenvolvimento você está proporcionando aos seus relacionamentos e a si mesmo?

Líderes e gestores maduros sabem do impacto que suas atitudes e palavras causam nas pessoas. Por isso, desafiam e despertam suas equipes a serem o melhor que podem ser. Eles estimulam seus liderados a se autodesenvolverem, concedendo-lhes autonomia e confiança e estimulando seus talentos naturais para que sejam empregados em suas atividades intencionalmente.

Também propõem metas considerando os objetivos finais, que interessam a todos os envolvidos – a instituição (empresa, família, comunidade), os pares, a si mesmo – e  despertam o amadurecimento do liderado, para que este tenha oportunidades de se desenvolver e crescer enquanto trilha seu caminho.

Líderes de alta performance conhecem a importância de um objetivo bem definido e compartilhado com sua equipe. E para cumprirem esse objetivo estabelecem metas diretamente ligadas à conquista. Metas nada mais são do que passos para se atingir um objetivo. Elas envolvem tanto o comprometimento da equipe quanto o individual.

Então você pode estar pensando: “Pronto! Uma vez que o líder compartilhou o objetivo e definiu metas o sucesso está garantido, certo?” Errado! O objetivo só será plenamente cumprido se cada membro da equipe fizer a sua parte. Essa é a contrapartida da equipe, é a troca justa e necessária.

Tão ou mais importante que a atitude da liderança é a atitude de cada indivíduo, isto é, a sua atitude.

E assim chegamos ao tão conhecido CHA, conceito de competência que ensina que quando uma pessoa reúne Conhecimentos, Habilidades e Atitudes em um determinado assunto, ela possui aquela competência. As competências estão acessíveis a você e a serviço do seu autodesenvolvimento - se você assim o quiser!

Faça sua parte! Pense no seu futuro, estabeleça seus objetivos e celebre seus resultados!

Influencie seus relacionamentos! LIDERE sua vida!


Obs: para instruções Bíblicas sobre liderança, indico a leitura de 1 Timóteo 3.  Troque cada função (bispo, diácono, etc) do texto por "O líder...". 

Excelentes lições para praticar!

Grande abraço,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, compartilhe conosco suas ideias ou deixe uma mensagem!