1 de nov. de 2012

Andando em círculos - Parte 1



Que atire a primeira pedra quem nunca andou em círculos, sentindo-se sem forças para sair. Quando isso acontece, a vida parece estagnada e não entendemos porque as coisas não mudam.

Convido você a refletir e comentar sobre esse assunto, que dividirei em um texto de 3 partes.

Na primeira, que segue abaixo, falarei sobre a zona de conforto, que nos seduz para a inação. Na segunda parte, que publicarei nos próximos dias, falarei sobre medo e responsabilidade diante do cenário em questão. E por fim, na terceira parte, darei algumas dicas de como manter-se fora desses círculos.

É difícil sair de uma zona de conforto aconchegante, que faz até ‘carinho’ para te segurar... O prazer de ceder e deixar-se levar pelo tempo faz parecer que você o está decidindo.

No entanto, quando paramos para avaliar, os ganhos dessa situação não são muito animadores. Se fizer uma lista com tudo o que conquistou ou evolui dentro desta zona de conforto nos últimos meses, provavelmente não escreverá 2 ou 3 itens convincentes e duradouros. Isso porque a “inércia” seduz pelas pequenas satisfações momentâneas, que atendem instintos de conforto e acaso.

Mas somos seres humanos! Ao contrário dos animais que vivem apenas pelos instintos, temos um desejo de utilizarmos nossa inteligência para construir uma existência de significados.

E existência de significados tem a ver com realização. E Realização tem a ver com AÇÃO.

Por mais confortável que esteja onde está, certamente existe um desejo genuíno de conquistar, de contribuir, de compartilhar e de ser mais para si mesmo. E você pode!

Mude o foco. Quanto mais olhar para os ganhos momentâneos, mais tempo vai ficar vivendo de pouco e mais difícil será enxergar as saídas. Por outro lado, quanto mais olhar para o que deseja realizar, ser ou compartilhar, mais próximo estará de realiza-lo.

É preciso que você olhe para suas reais necessidades para que consiga sair do lugar.

Adote atitudes saudáveis, encha sua mente com informações estimulantes e positivas.
Coragem!


Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Josué 1:9

Por Sara Macedo


Este texto é a primeira parte de um artigo de 3 partes. Acompanhe as próximas publicações clicando em:

Andando em círculos - Parte 2
Andando em círculos - Parte 3

Compartilhe, comente, participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, compartilhe conosco suas ideias ou deixe uma mensagem!